quinta-feira, 5 de junho de 2008

Meio Ambiente


Hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A data foi estabelecida em Estocolmo, na Suécia, por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em 1972. No Brasil, através do decreto 86.028 de 27 de Maio de 1981, ficou instituída a Semana Nacional do Meio Ambiente, de 30 de maio à 05 de junho.
Foi em 1866 que o biólogo alemão Ernest Haeckel (1834 - 1919) propôs, formalmente, a disciplina que passaria a estudar a relação dos seres vivos com o meio ambiente, a Ecologia, como um ramo de estudos da Biologia.
Mas, o que temos mesmo para comemorar hoje?
Sem dúvida é dia de declarações, de promessas e avocações de compromissos por parte dos chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente. Porém, em verdade, o que se tem feito é muito pouco em relação ao tamanho real do problema.
O Séc. XX ficou evidenciado como o século da tecnlogia e do progresso industrial, que surgiram como promessas de suprimento das necessidades materiais, da redução das desigualdades sociais e restabelecimento da Paz entre os povos do mundo. O que vimos nos últimos 50 anos, foi o aumento da produção mundial de grãos, da quantidade de terras irrigadas para a agricultura, da produção industrial, que nos "beneficiou" com mais de 500 milhões de automóveis e com comodidades, tais como televisores, geladeiras, lavadoras, computadores, celulares, microondas, etc. e etc. Entretanto, paralelamente às vantagens, o planeta perdeu 20% de terras férteis e de florestas tropicais com sua biodiversidade, o nível de CO2 aumentou em 13%, 3% da camada de Ozônio foi destruída, toneladas de materiais radioativos foram despejados na atmosfera e nos solos, os desertos tornaram-se mais vastos e rios e lagos, simplesmente sumiram, devido à chuva ácida e esgotos doméstico e industrial.
Não podemos, então, chamar de maravilhoso esse progresso que destrói os recursos naturais e sobre o qual as futuras gerações nos chamarão a prestar contas. A tecnologia nos passa a ilusão de estarmos no comando, controlando tudo, mas o que ocorre de fato, é que ela nos afasta da natureza e das coisas simples da vida.
Não quero, com isso, dizer que sou contra as novas tecnologias ou o crescimento econômico. Sei que essa "roda" não para mais de girar, mas... é necessário um crescimento responsável.
Se cada um fizer a sua parte, podemos, ainda, preservar o que sobrou, aprendendo a consumir menos, cultivando o amor pela natureza e por todos os seres que dela fazem parte. Desse modo, teremos a chance de mudar o curso nefasto dessa história.
Cabe a cada um contribuir para a preservação da vida, hoje e sempre.

OS DEZ MANDAMENTOS AMBIENTAIS

1. Estabeleça princípios ambientalistas: assuma compromissos ambientais que incluam metas possíveis de serem alcançadas;
2. Faça uma investigação de recursos e processos: ajude a implantar e participe, por exemplo, da coleta seletiva de lixo;
3. Estabeleça uma política ecológica de compras: priorize a compra de produtos ambientalmente corretos. Procure por produtos que sejam mais duráveis, de melhor qualidade, recicláveis ou que possam ser reutilizáveis;
4. Incentive seus colegas: fale com todos a sua volta sobre a importância de agirem de forma ambientalmente correta, não receie ser criticado, pois se conseguir conscientizar alguém será mais um do lado da natureza;
5. Não desperdice: confira se há desperdício de matéria-prima, recursos e até mesmo de esforço humano;
6. Evite poluir seu meio ambiente: faça uma avaliação criteriosa e identifique as possibilidades de diminuir o uso de produtos tóxicos;
7. Evite riscos: verifique cuidadosamente todas as possibilidades de riscos de acidentes; ambientais e tome a iniciativa ou participe do esforço para minimizar seus efeitos. Não espere acontecer um problema! Antecipe-se!
8. Anote seus resultados: registre cuidadosamente suas metas ambientais e os resultados alcançados. Isso ajuda não só a que você se mantenha estimulado como permite avaliar as vantagens das medidas ambientais adotadas;
9. Comunique-se: no caso de problemas que possam prejudicar seus vizinhos e outras pessoas, tome a incitava de informar, a tempo hábil, para que se possa minimizar prejuízos;
10. Arranje tempo para o trabalho voluntário: considere a possibilidade de dedicar uma parte do seu tempo, habilidade e talento para o trabalho voluntário ambiental a fim de fazer a diferença dando uma contribuição concreta e efetiva para a melhoria da vida do planeta.

domingo, 1 de junho de 2008

Prêmios e Desafio


Estes prêmios lindos eu recebi da minha querida Camila do http://camilaarteemcasa.blogspot.com/. Ela é muito fofa e sempre me joga lá pra cima! Seus comentários são gentis, carinhosos e sinceros e, apesar da diferença de idades, da distância e do insignificante fato de não nos conhecermos pessoalmente, somos muito amigas, amigas da alma e do coração.

BEIJOS CAMILA E OBRIGAAADA!!!

Bem, quanto ao desafio, vamos então a ele:

DESAFIO
1.Sonho com um corpinho...mais ágil e com uns quilinhos à menos
2.Sonho com uma viagem... à Santiago de Compostela (fazendo o caminho dos Peregrinos) e tb à Paris!! é claro!!
3.Sonho com um príncipe... já achei o meu e olha que o tempo passou e ele NÃO virou sapo (rsrsrs!!)
4.Sonho com uma familia...sempre em paz e harmonia
5.Sonho com uma festa....de arromba, daquelas em que todos se divertem de verdade!!!
6.Sonho com uma grana...que seja o suficiente para ser feliz com minha família
7.Sonho em fazer amor...numa praia deserta e ao luar (UAU!!!)
8.Sonho com um Brasil...de PRIMEIRO MUNDO!
9.Sonho em ajudar... à todos que vierem me pedir ajuda
10. Sonho mais maluco que já tive... que entrei em um disco voador com uns "humanóides" prateados e sobrevoei todo o meu bairro, minha casa e minha cidade. Depois fui para o espaço e de lá vi a terra, linda! toda azul!! Foi um sonho incrível! Depois eles me deixaram no mesmo lugar, em frente à janela do meu quarto, e quando eu acordei (num susto, sabe?!) parecia tudo tão real!! O mais incrível desse sonho é que no dia seguinte saiu no jornal que houve um blackout em parte da cidade e uns "Objetos voadores" não identificados foram vistos por várias pessoas.
(UI!!! Será que eu fui mesmo??????) Até hoje me pergunto. Isso já faz muuuiiito tempo!! Eu tinha uns 12 anos então. Que ano foi isso?? Ah! deixa isso pra lá! (rsrs)
Repasso esses prêmios para:
Deixo o DESAFIO para todas que vierem me visitar.
Bjs,
Lila
Related Posts with Thumbnails