quarta-feira, 18 de março de 2009

PODEROOOOOSA!!!!!!!!!!


Caricatura feita por Stefan, do blog "Meu mouse matou meu lápis"
http://stefanpastorek.blogspot.com/


No último dia 17 perdemos um ícone da moda brasileira, Clodovil Hernandez.
Alguns momentos marcam nossa vida de modo tão especial que ficam para sempre. Belas tardes, boas companhias, bons filmes. Lembro-me de vê-lo na TV deslizando o carvão pelo papel e, como um mágico, fazendo surgir diante dos meus olhos deslumbrantes criações. Ficava imaginando como seria possuir aquela habilidade e talento. Com que facilidade as formas, o movimento e a textura dos tecidos brotavam na tela guiados por suas mãos. A admiração pelo seu trabalho me levou ao curso de desenho de moda. Naquele tempo não existia faculdade de moda e estilo e, então, resolvi começar o percurso por aí, seguindo depois as aulas de modelagem e estamparia. Aí... veio o casamento, vieram os filhos e a vida seguiu outro rumo.
Ouvi certa vez ele contar, num de seus programas, que no início de sua carreira tinha os modelos na mente mas não sabia direito expressá-los no papel para que tomassem forma e outras pessoas pudessem ver. Então decidiu que no dia seguinte saberia como fazê-lo e passou toda a noite aprendendo, sozinho, a desenhar. Aprendeu e, com seu talento indiscutível, seguiu seu caminho de sucesso. Começou a trabalhar com moda ainda bem jovem quando um colega de classe sugeriu que ele desenhasse uns vestidos e, numa página de caderno, ele desenhou 11 modelos que foram levados a uma loja no centro de São Paulo e a gerente encomendou seis deles .

Clodovil Hernandez nasceu em 17 de junho de 1937 em Elizário, uma pequena cidade do interior do Estado de São Paulo e de lá saiu para encontrar o sucesso na capital. Era filho adotivo de um casal de imigrantes espanhóis, Domingo Hernández e Isabel Sánchez, e nunca conheceu seus pais biológicos. Foi educado em um colégio interno católico e tornou-se professor. Entretanto, sua arte e o amor pela moda falaram mais alto e formou-se o estilista (costureiro na época) que entendeu a moda sem fronteiras, apesar de defender e valorizar o estilo próprio da moda brasileira. Nos anos 60 ganhou fama criando roupas para celebridades como Elis Regina (sua grande amiga) e Cacilda Becker.
De gosto refinado, falava 3 idiomas e ele próprio se tornou moda apresentando programas de TV, onde dava dicas sobre moda e criava modelos exclusivos para quem lhe escrevia. Colecionou durante estes anos inúmeras cartas de pessoas das mais distantes regiões do país e espalhou noções de educação e comportamento a quem solicitasse, independente de credo ou cultura. Embora continuando com sua carreira na Alta Costura, socializou a moda tornando-a viável e acessível a todos . De alma alternante soube sempre que poderia ir além, tonando-se um comunicador com características próprias e muito pessoais. Fez shows em Casas Noturnas, tornou-se ator e foi um premiado figurinista de Teatro.
Em 2006 entrou para a política elegendo-se deputado federal pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), com o terceiro maior número de votos em São Paulo, estado por onde se candidatou.
A carreira política foi curta, mas intensa e, com sua irreverência, soube dizer a que veio ao Congresso Nacional. Sabemos que os discursos no Congresso não conseguem atrair a atenção dos "nobres deputados", o que o irritou bastante, levando-o a proferir em pleno púlpito:
- Eu gostaria de saber como vocês conseguem ouvir o que estou falando, se fica esta barulheira, isto aqui está parecendo um mercado, e como brasileiro eu tenho o direito de vir aqui expressar as idéias daqueles que me elegeram.
Todos se calaram, mas nosso "velho conhecido" Paulo Maluf resolveu bajulá-lo:
-Quem de nós não conhece o senhor Clodovil, autor das melhores coleções que a moda nacional já teve ???
A resposta foi afiadíssima:
- É, eu me orgulho de ser conhecido por meu trabalho e não por atitudes ilícitas ou coisas contra a lei !!!
Assim era ele, irreverente, verdadeiro, contestador, sem "papas na língua". Enfim, gente como a gente, mas que teve a coragem de Ser e Viver como quis.
Fica assim a homenagem do COLÓQUIO DAS ARTES ao artista e sua obra.

Bjs

Lila



Elke Maravilha com uma criação de Clodovil Hernandez
Foto de Antonio Guerreiro http://antonioguerreiro1.blogspot.com/


Fontes: http://pt.wikipedia.org/
http://www2.uol.com.br/modabrasil

8 comentários:

Faniquito disse...

Oii Lila !!!

Adorei seu post.... e sempre gostei do Clodovil.A sinceridade e talento dele sempre me impressionaram.Ainda mais que hoje o que impera é o politicamente correto, que nada mais é, do que camuflar a verdade em nome das relaçoes sociais.:)Acho que é por isso que ele incomodava tanto.:)

E tb o admirava por que ele veio bem de "baixo"(como ele mesmo dizia:) e conseguiu fazer uma trajetória digna e aproveitou bem a vida se permitindo os luxos que ele tanto gostava , mesmo qdo não podia.:)Enfim!!!

Bom final de semana

Beijinhos

Ana

cris mitsue disse...

Olá!
Encontrei seu blog pelo blog Dona House! Ainda tô lendo seus posts e tudo aqui parece ser legal ;D Nunca fui muito "fã" do Clodovil, nem acompanhei muito seus trabalhos, enfim... Não sei o que falar dele, pois realmente nunca me interessei. É isso.

Beijocas

Danny disse...

Olá, Lila.
Faz tempo mas espero que lembre-se de mim... danny - de tudo um pouco...
estou de volta!!! e não poderia deixar de visitá-la.
Adorei esse post, é uma bela homenagem a este homem tão admirável!!!
beijinhos...
Danny.

Unknown disse...

Oi, Lila!
Também nào acredito em coincidências.
Volte sempre. :)
Um beijo,
Mari
Brincando de Casinha

Anônimo disse...

Oi Lila!
Cheguei aqui através de um comentário seu em outro blog:)Adorei esse post em homenagem ao irreverente, talentoso e inteligente Clodovil. Gostei dos trechos que vc citou com os seus discursos no congresso...assim era Clodovil: "sem papas na língua", como vc mesma disse. Agora vou dar uma olhada no blog do Stefan, adoro caricaturas e essa está ótima! Até a próxima visita:)
Beijos,
Lis F.

Anônimo disse...

Lila, voltei pra dizer que adoro artesanato e vou estar sempre aqui pra ver suas artes:)
Lis

Viviany disse...

Lila , adorei seu post ... Eu amava o Clodovil , apesar e por tudo , hehehe...
BJUSS QUERIIDA *

maraiza disse...

Bom dia Lila, passando para desejar a vc e sua família
uma FELIZ PASCOA, beijos

Related Posts with Thumbnails