domingo, 10 de maio de 2009

MÃE

As mais antigas celebrações de um dia especial para as mães remontam às comemorações da primavera na Grécia antiga que honravam a deusa Rhea, mulher de Cronos e mãe dos deuses. Em Roma as honras eram para Cybele, mãe dos deuses romanos e as primeiras cerimônias em sua homenagem datam de 250 anos antes de Cristo.
Mas foi durante o século XVII, na Inglaterra , que celebrava-se, no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa), um dia chamado “Domingo da Mãe”, com a intenção de homenagear todas as mães inglesas. Neste período a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões e, era no domingo da mãe, que os servos ganhavam o dia de folga para regressar para casa e passar esse dia com as mães.
À medida que o Cristianismo espalhou-se pela Europa cresceu o culto a “Igreja Mãe”, ou seja, a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo do tempos a festa da Igreja confundiu-se com a celebração do Domingo da Mãe.
Nos Estados Unidos a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe e algumas apoiantes que se uniram contra a crueldade da guerra civil e lutaram, principalmente, por um dia dedicado à paz.
No entanto, a maioria das fontes mostra unanimidade acerca da idéia de que a criação de um dia para as mães partiu de Anna Jarvis, em 1904, ocasião do falecimento de sua mãe. Anna chamou a atenção na igreja de Grafton para a criação de um dia de homenagens às mães. Três anos mais tarde, a 10 de maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia das Mães, na igreja de Grafton, reunindo famílias e amigos. Nesse dia a sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, para serem usados por todos, simbolizando as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a igreja de Grafton, sendo os vermelhos para as mães ainda vivas e os brancos para as já falecidas. Os cravos (e outras flores) hoje oferecidos a elas são considerados, mundialmente, como símbolos da pureza, da força e da resistência das mães.
Segundo Anna Jarvis o objetivo deste dia seria tomarmos novas medidas para um pensamento mais ativo sobre as mães, através de palavras, presentes e afeto e, de todas as maneiras possíveis, proporcionar a elas felicidade todos os dias.
Diante da aceitação a sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos a fim de solicitar o estabelecimento de um dia para as mães a nível nacional, o que daria a elas o justo estatuto de suporte da família e da nação.
A campanha foi tão bem sucedida que em 1911 foi celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou, oficialmente e a nível nacional, o 2º Domingo de maio como o Dia das Mães.
Atualmente, a maioria de nós celebra o Dia das Mães com pouco conhecimento de como tudo começou. No entanto, podemos identificar-nos com o respeito, o amor e a honra demonstrados por Anna Jarvis há 102 anos atrás.
Apesar de mais de um século ter passado, o amor que foi oficialmente reconhecido é o mesmo amor que é celebrado hoje e, à nossa maneira, podemos fazer deste um dia muito especial.
E é o que fazem praticamente todos os países, apesar de cada um escolher diferentes datas ao longo do ano para homenagear aquela que nos deu a vida. No Brasil o mês de maio, e o Dia das Mães em especial, é também dedicado a Maria, mãe de Jesus e de todos nós.

A todas as mães maravilhosas que visitam o Colóquio das Artes deixo o meu carinho e votos de que todos os dias sejam especiais.

Bjs,
Lila

Um comentário:

disse...

Minha nossa quanto tempo não venho por aqui.
Saudades minha linda, gostaria de saber se está tudo be, contigo.
Comigo agora estou ótima, mas passei por uma provação bem grande, fiquei bem doente, fiz tratamento de radio e quimioterapia. Mas tudo passou e agora é viver curtindo essa vida maravilhosa que Deus me deu e tudo o mais que tenho, saúde, paz, amor dos filhos e do maridão e curtir muito meu netinho.
Beijos com grande saudades de ti, sumi mas não me esqueci de ti!

Related Posts with Thumbnails